Ferramentas Psicopedagógicas para promover e otimizar o 

                                     Potencial Cognitivo dos Alunos.





 Multiplicando as Oportunidades de Desenvolvimento do Educando

"Aprender a Aprender envolve focar a atenção para captar informações, formular, estabelecer e planificar estratégias para lidar com a tarefa, monitorar a performance cognitiva, examinar as informações disponíveis e aplicar procedimentos para resolver problemas e sua adequabilidade..."

Victor da Fonseca

PROJETO
Pequeno Mondrian


 "Um dos maiores danos que se pode causar a uma criança é levá-la a perder a confiança na sua própria capacidade de pensar." Emilia Ferreiro







"Se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que ela pode aprender." (Marion Welchmann)

Programa Educativo de Reforço das Habilidades de Atenção
Trata-se de exercícios para que as crianças e adolescentes efetuem e exerçam a sua atenção, com base em metodologias da estimulação cerebral, por meio de repetições progressistas e com aumento de grau de dificuldade sob o paradigma de aprendizagem para a autonomia.

 Com este material se pretende treinar as competências cerebrais necessárias para a aprimorar as atividades acadêmicas onde se exige a atenção, quer atenção seletiva, dividida ou sustentada, como são a leitura e escrita, matemática, a compreensão de instruções, e sobretudo a capacidade de ser sustentada por tempo na realização de uma tarefa que envolva escrita e / ou leitura dentro da classe, em casa e nas atividades diárias.
E, além disso, treina-se capacidades de percepção visual, grafomotricidade, orientação espacial, memória, e, sobretudo as competências das funções executivas.

É um material terapêutico, realizado pela Clínica LUDIC com crianças e adolescentes com déficit de atenção, dificuldades de aprendizagem, dislexia, etc.
Estes exercícios vem complementar uma série de outros recursos utilizados em clínica e nas escolas para aperfeiçoar o aprendizado, partindo da experiência no atendimento.

Estudar a si mesmo