"Aprender a Aprender envolve focar a atenção para captar informações, formular, estabelecer e planificar estratégias para lidar com a tarefa, monitorar a performance cognitiva, examinar as informações disponíveis e aplicar procedimentos para resolver problemas e sua adequabilidade..."
Victor da Fonseca
Programa Educativo de Reforço das Habilidades de Atenção
Trata-se de exercícios para que as crianças e adolescentes efetuem e exerçam a sua atenção, com base em metodologias da estimulação cerebral, por meio de repetições progressistas e com aumento de grau de dificuldade sob o paradigma de aprendizagem para a autonomia.
Com este material se pretende treinar as competências cerebrais necessárias para a aprimorar as atividades acadêmicas onde se exige a atenção, quer atenção seletiva, dividida ou sustentada, como são a leitura e escrita, matemática, a compreensão de instruções, e sobretudo a capacidade de ser sustentada por tempo na realização de uma tarefa que envolva escrita e / ou leitura dentro da classe, em casa e nas atividades diárias.
E, além disso, treina-se capacidades de percepção visual, grafomotricidade, orientação espacial, memória, e, sobretudo as competências das funções executivas.
É um material terapêutico, realizado pela Clínica LUDIC com crianças e adolescentes com déficit de atenção, dificuldades de aprendizagem, dislexia, etc.
Estes exercícios vem complementar uma série de outros recursos utilizados em clínica e nas escolas para aperfeiçoar o aprendizado, partindo da experiência no atendimento.
A criança tem Cem mãos
Cem pensamentos
Cem modos de pensar, de jogar, de falar.
Cem, sempre Cem modos de escutar as maravilhas de Amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir.
Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem Cem linguagens ( e depois, cem, cem,cem), mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura separam-lhe a cabeça do corpo.
Dizem-lhe: de pensar sem as mãos,
de fazer sem a cabeça,
de escutar e de não falar,
de compreender sem alegrias,
de amar e maravilhar-se só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe: de descobrir o mundo que já existe e de Cem, roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe: que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia, a ciência e a imaginação, o céu e a terra, a razão e o sonho, são coisas que não estão juntas.
Dizem-lhe: que as Cem não existem.
A criança diz: ao contrário, as Cem existem.
Loris Malaguzzi
Assinar:
Postagens (Atom)
-
Medidas Psicoeducativas Multiplicar as Alternativas de Desenvolvimento do Aluno A identificação de sinais que possam ...