"Se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que ela pode aprender." (Marion Welchmann)

Programa Educativo de Reforço das Habilidades de Atenção
Trata-se de exercícios para que as crianças e adolescentes efetuem e exerçam a sua atenção, com base em metodologias da estimulação cerebral, por meio de repetições progressistas e com aumento de grau de dificuldade sob o paradigma de aprendizagem para a autonomia.

 Com este material se pretende treinar as competências cerebrais necessárias para a aprimorar as atividades acadêmicas onde se exige a atenção, quer atenção seletiva, dividida ou sustentada, como são a leitura e escrita, matemática, a compreensão de instruções, e sobretudo a capacidade de ser sustentada por tempo na realização de uma tarefa que envolva escrita e / ou leitura dentro da classe, em casa e nas atividades diárias.
E, além disso, treina-se capacidades de percepção visual, grafomotricidade, orientação espacial, memória, e, sobretudo as competências das funções executivas.

É um material terapêutico, realizado pela Clínica LUDIC com crianças e adolescentes com déficit de atenção, dificuldades de aprendizagem, dislexia, etc.
Estes exercícios vem complementar uma série de outros recursos utilizados em clínica e nas escolas para aperfeiçoar o aprendizado, partindo da experiência no atendimento.

Estudar a si mesmo






 Criança é feita de Cem
A criança tem Cem mãos
                       Cem pensamentos
                       Cem modos de pensar, de jogar, de falar.
Cem, sempre Cem modos de escutar as maravilhas de Amar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir.
Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.

A criança tem Cem linguagens ( e depois, cem, cem,cem), mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura separam-lhe a cabeça do corpo.
 Dizem-lhe: de pensar sem as mãos, 
                    de fazer sem a cabeça,
                    de escutar e de não falar,
                    de compreender sem alegrias,
                    de amar e maravilhar-se só na Páscoa e no Natal.

Dizem-lhe: de descobrir o mundo que já existe e de Cem, roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe: que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia, a ciência e a imaginação, o céu e a terra, a razão e o sonho, são coisas que não estão juntas.
Dizem-lhe: que as Cem não existem.

A criança diz: ao contrário, as Cem existem.

                                                                                                 Loris Malaguzzi
Programas Específicos para cada faixa etária, em módulos, nas dificuldades de aprendizagem
Exercícios facilitadores da aprendizagem com a utilização de diversas modalidades para favorecer a flexibilidade de pensamento.
O objetivo é treinar as competências cerebrais necessárias para aprimorar os conteúdos que exigem a atenção, como a leitura e escrita, matemática, a compreensão de instruções, e, sobretudo a capacidade de manter a motivação e a persistência na realização de tarefas dentro da sala de aula, em casa e nas atividades diárias.

Pensando Diferente

Desenvolvimento das habilidades básicas para a alfabetização para alunos com dificuldade de absorver e interpretar o conteúdo escolar no processo de aprendizagem. 
Alfabetização para crianças com necessidades especiais.
Estimulação Cognitiva


                           

    Multiplicando as Oportunidades de Desenvolvimento do Educando nas habilidades de Atenção

                                                                  Exercícios para que  crianças e adolescentes efetuem e exerçam a Atenção, com base em metodologias da estimulação cerebral, por meio de repetições progressistas e com aumento de grau de dificuldade sob o paradigma de aprendizagem para a autonomia.


                                                    Com este material se pretende treinar as competências cerebrais necessárias para a aprimorar as atividades acadêmicas onde se exige a atenção, quer atenção seletiva, dividida ou sustentada, como são a leitura e escrita, matemática, a compreensão de instruções, e sobretudo a capacidade de ser sustentada por tempo na realização de uma tarefa que envolva escrita e / ou leitura dentro da classe, em casa e nas atividades diárias.


                                   E, além disso, treina-se capacidades de percepção visual, grafomotricidade, orientação espacial, memória, e, sobretudo as competências das

 funções executivas.

                                             A Clínica LUDIC  tem como meta  Multiplicar as Oportunidades de Desenvolvimento de crianças e adolescentes com déficit de atenção, dificuldades de aprendizagem, dislexia e transtornos do desenvolvimento.

Estes exercícios vem complementar uma série de outros recursos utilizados em clínica e nas escolas para aperfeiçoar o aprendizado, partindo da experiência no atendimento.

NEUROaprendizagem

"Se uma criança não Aprende da maneira como é ensinada, é necessário ensiná-la da maneira que ela possa Aprender"

           
       

OO APRENDE"R